terça-feira, 18 de novembro de 2014

Miojo Não Vale Mil

Texto: Danilo Borges, Jaqueline dos Santos, 
Hyarlla Wany, Letícia Figueiredo e 
Marília Durães.

Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, os jornalistas deverão apresentar os fatos de forma verídica. 
Art. 2, §1º  "A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas"
Art. 2, § 2º "A produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;"

 No dia 10 de novembro de 2014, em reportagem sobre o  Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicado durante os dias 8 e 9 de Novembro, a repórter Priscila Guedes, do telejornal Bahia Meio Dia, veiculado pela Rede Globo de Televisão, afirmou que a redação feita no ano de 2012 por um(a) candidato(a) que descreveu uma receita de macarrão instantâneo teria alcançado a nota máxima no exame.  Segundo o Ministério da Educação (MEC), a verdadeira pontuação da redação teria sido de 560 pontos, não sendo, portanto, a nota a máxima, que equivale a 1.000.

O telejornal Bahia Meio Dia, infringiu o compromisso com a responsabilidade social referente à informação, pois não houve uma apuração cuidadosa do fato. Devido à credibilidade do jornal, alguns telespectadores confiam no que é veiculado e reproduzem as informações por ele divulgadas. Sendo assim, propagar informações incorretas é não prezar pela integridade intelectual do público televisivo.

Por outro lado, sabemos que atualmente o acesso às informações está mais democratizado e fácil, de modo que uma pesquisa cuidadosa evitaria o erro, que por mais simples que seja, poderia tomar dimensões mais graves, inclusive, a ridicularização do exame e a depreciação dos profissionais que corrigem as redações.