terça-feira, 18 de novembro de 2014

Descascando o Blog do Banana

Texto: Ana Karine, 
Danillo Souza, George Lôla, 
Laura Feitoza e Mayzze Thaynne.

       O Blog do Banana noticia todos os dias informações a respeito de diversos assuntos, entre eles política, educação, saúde e notícias sobre cidades da região do Vale do São Francisco. Mas ao longo do processo de observação, pudemos notar que o maior foco do blog está relacionado com a política, tanto nacional quanto regional. Mas são poucas as notícias assinadas pelo blogueiro Ricardo Banana. A maioria delas vem de portais como Agência Brasil e Brasil 247, e ainda de assessorias de comunicação de prefeituras e de deputados regionais. 
       O questionamento que fica é: como acontece o processo de seleção das notícias pelo blog? Por que, grande parte das notícias tem sempre a mesma fonte?   São perguntas que gostaríamos, como leitores, de saber, mas que provavelmente ficaremos sem as repostas, já que o blog até agora não atendeu nossa equipe.
       Nesta semana, duas postagens nos chamaram a atenção. Na última segunda-feira, 10 de novembro, Miguel Coelho, eleito deputado do estado de Pernambuco pelo PSB, deu entrevista ao programa “Manhã do Vale”, da Rádio Jornal de Pernambuco, onde discutiu a política de Petrolina e falou um pouco sobre os seus projetos como deputado estadual. O Blog do Banana usou duas postagens para falar, de forma negativa, sobre a entrevista. Na primeira delas, “Miguel Coelho mente sobre Odacy quando diz que o plano de metas da Compesa não incluiu os bairros Henrique Leite e Fernando Idalino”, o Blog acusa o deputado de mentiroso e insinua que ele está desinformado ao declarar que o também deputado estadual Odacy Amorim, do PT, não teria incluído dois bairros da cidade em um plano de metas e investimentos quando foi prefeito de Petrolina, em 2006-2007. Para sustentar seu argumento, o blog escreve: “a lei do plano de metas pode ser conferida por quem quer que seja. Na Agencia Reguladora de Petrolina existe uma cópia. Lá todos vão ver a lista de bairros que a Compesa deveria atuar para universalizar o saneamento nesta que é a maior cidade do Sertão pernambucano, com o Henrique Leite e o Idalino presentes na relação”.
     A postagem sai, claramente, em defesa do deputado Odacy, mas nela não são ouvidas nenhuma das partes. E quanto ao argumento usado pelo blog, por que a cópia da tal lei não foi anexada na notícia?
      E não para por aí. Ainda no dia 10, o blog lança mais uma postagem sobre Miguel Coelho. Em “Mudou o discurso”, o blog critica as declarações do deputado sobre a Facape (Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina), acusando-o de fazer promessas aos alunos, que poderão não ser cumpridas. Mais uma vez, o blog não deu espaço para um direito de resposta de Miguel Coelho.
        Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Capítulo III – Da responsabilidade profissional do jornalista, Art. 12, O jornalista deve:
I – ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da
divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma
cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não
suficientemente demonstradas ou verificadas;
II - buscar provas que fundamentem as informações de interesse público;
III - tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar;
VI - promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender
o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em
matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável;
       Como podemos ver, o Blog do Banana não cumpriu com estas questões éticas, o que prejudica o leitor de fazer uma leitura crítica dos fatos e com credibilidade. O grupo espera que situações como essa não se repitam.
Links:




Nenhum comentário: