Proposta do blog

O Observatório do Vale é o blog da disciplina Ética do curso de Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Juazeiro, ministrada pela professora Márcia Guena, e tem como objetivo realizar uma leitura crítica de alguns veículos da imprensa localizados nas cidades de Juazeiro e Petrolina, a partir dos parâmetros estabelecidos pela ética jornalística.

Os textos são elaborados pelos alunos do terceiro semestre do referido curso, sob orientação da professora e a leitura de textos sobre ética e imprensa. Os estudantes estão exercendo um papel semelhante ao do Ombudsman, um profissional contratado por um veículo de comunicação para fazer a crítica às coberturas jornalísticas. Inicialmente, para este projeto, foram realizadas entrevistas com os editores chefes dos veículos, com seus perfis publicados e todos foram informados que o blog teria esse propósito. Ao publicarmos uma crítica a determinada cobertura, também procuramos ouvir os argumentos dos veículos para que apresentem respostas para esse ou aquele procedimento.

Pretendemos colaborar com a crítica permanente da mídia local e com uma formação ética dos futuros jornalistas que ingressarão no mercado local.

A redação

Nenhum comentário: