Perfis dos Veículos Analisados

Aqui encontra-se o perfil dos veículos de comunicação analisados pelos alunos. A construção dos textos é baseada nas entrevistas realizadas com a equipe de cada blog, jornal ou TV. 

Perfil: Departamento Jornalístico da TV São Francisco

Texto: Letícia Figueiredo, Marília Durães,
Hyarlla Wany, Jaqueline Santos,
Danilo Borges

Foto - Divulgação

         A TV São Francisco, inicialmente nominada TV Norte, foi fundada em dezembro de 1990. Essa emissora tem sua sede em Juazeiro- BA e pertence ao grupo da Rede Bahia de Televisão, afiliada da Rede Globo. "A empresa atua com o intuito de elevar o grau de qualidade de suas produções, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico do Vale do São Francisco", disse Josenaldo Rodrigues, editor chefe.
    A linha editorial do “Bahia Meio Dia” regional é alinhada com a da TV Globo. A TV São Francisco, assim como a Rede Bahia, pertence à família de Antônio Carlos Magalhães. É o maior grupo de comunicação da Bahia,  gerenciando 6 das 15 geradoras de TV no estado: TV Bahia(.Rede Bahia), TV Sudoeste(Rede Bahia), TV São Francisco (Rede Bahia), TV Oeste(Rede Bahia), TV Santa Cruz (Rede Bahia), TV Subaé (Rede Bahia), todas afiliadas à Rede Globo de televisão. A empresa detém também o controle de rádios, periódicos e veículos online:Bahia FM 88,7 - Salvador (BA), Correio da Bahia - Salvador (BA), FM Sul 102,1 - Itabuna (BA),Globo FM 90,1 - Salvador (BA).
       De acordo com o editor- chefe, Josenaldo Rodrigues, a linha editorial da Rede Globo,   seguida pela São Francisco, preza pela veiculação de reportagens que sejam de interesse da maioria da população, abordagem verdadeira dos fatos, imparcialidade, preservação da integridade física e intelectual das fontes.
     O quadro de profissionais do Departamento de Jornalismo é composto por 17 profissionais, 4 homens e 13 mulheres. São 4 produtores de reportagem, 4 editores de textos, 4 repórteres, 2 apresentadores, 2 responsáveis pelo Centro de documentação da emissora e um estagiário. 
       É um número reduzido, pois, atualmente, o tempo de apresentação do  Bahia meio- dia  é de 16 minutos e do BA TV- noite, é de 15 minutos. Quatorze desses funcionários têm formação em Jornalismo. Os outros exercem funções que exigem apenas o DRT.
         
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Perfil:  Diário da Região

Texto: Ana Isabel Passos, 
Ester Muniz, João Pedro Ramalho, 
Rodolfo Rodrigo e Vanessa Gonzaga. 

      Em 1972 um estudante do curso de medicina, Dr Paganini Nobre Mota, decidiu reeditar o Jornal Tribuna do Povo, que pertencia a um vereador da época, Jorge Gomes. Essa mudança deu origem ao Jornal de Juazeiro, primeiro nome atribuído ao Diário.
        O Jornal de Juazeiro circulava quinzenalmente e, com a ajuda de uma gráfica da cidade, a Gutemberg, passou a ser semanal. Logo depois, Paganini adquiriu máquinas mais modernas para a diagramação e impressão, com o intuito de aumentar a produção.         Após quinze anos de circulação, em 1987, o Jornal de Juazeiro passou a se chamar Diário da Região.
    A editora-chefe, Lidiane Souza, informou que diariamente são vendidos mais de cinco mil exemplares, com informações sobre saúde, política, educação, esporte, agropecuária, cidades, entretenimento e regional. Essas são algumas das editorias do Diário da Região que há quarenta e dois anos faz parte do quadro de impressos que circulam na região do Vale do São Francisco. 
Ainda segundo Lidiane, no Diário da Região buscam cumprir o compromisso de dar informações seguindo princípios éticos.  “A gente preza muito pelo cuidado com o cumprimento das leis. Além do trabalho de edição, as matérias e imagens são revisadas por um assessor jurídico, para além de verificar a veracidade das informações, prezar também para que as notícias cheguem aos leitores de maneira correta, e não cruel”, declarou a jornalista e editora-chefe, Lidiane Souza. 
      Atualmente a equipe do Diário é composta por 13 funcionários dentre eles jornalistas, diagramadores, administradores, fotógrafos, jornaleiros, equipe de apoio e estagiários. Além da circulação impressa, O jornal Diário da Região pode ser visto também através do portal de notícias: http://www.odiariodaregiao.com>.






Jornal Gazzeta do São Francisco

Texto: Andressa Silva, 
Jacira Felix, Laricio Lafaiete, 
Maria Eduarda e Paulo França

          O jornal Gazzeta do São Francisco foi fundado por Eudes Celestino de Araújo Junior, em 1997. Surgiu quando ainda não havia nenhum jornal local em Petrolina. É um noticiário de linguagem simples, direta, disponibilizado na forma impressa e online.
        Veiculado para noticiar acontecimentos da cidade, também transmite informações de outras regiões do Vale do São Francisco. De acordo com a atual diretora do jornal, Rose Celestino, “o fundador, Eudes Celestino, visualizou que a cidade de Petrolina precisava de um veículo de comunicação com uma linha editorial independente e focada principalmente com o que acontece em Petrolina, Juazeiro e cidades circunvizinhas”.
         Como princípios da ética jornalística, afirmam prezar pela pela integridade e respeito às fontes e compromisso com a verdade. Mantêm seus princípios e colaboram de modo a transmitir notícias mais humanizadas, buscando, se colocar no lugar dos leitores. Diante disso, as notícias de cunho policial que tratam de casos de estupros, acidentes de trânsito ou tiroteio, foram evitadas e anuladas, por quererem preservar as famílias da exposição das tragédias (inclusive pelas chocantes imagens), além de não receberem informações verídicas das fontes, o que prejudica a elaboração das matérias. Geovani de Siqueira Filho, um dos jornalistas questiona: “Até que ponto essa exposição da miséria humana vai contribuir? Até que ponto isso contribui para a imagem do jornal?”. Para ele, “miséria humana não é objeto do jornalismo”.

     O periodicidade do jornal passou de bimensal para semanal em função do crescimento da demanda. Composto por uma equipe de 10 funcionários cujo trabalho depende, além da formação profissional, de uma boa interação entre a equipe e o comprometimento com a verdade, fundamental para a satisfação cada um e dos leitores. Segundo a diretora, desde a sua fundação, o periódico nunca pertenceu a nenhum grupo político. As matérias publicadas tratam de diversas temáticas, abrangendo entre as principais editorias: Política, Educação, Esportes, Polícia, Cotidiano e Vida & Saúde. Atualmente, sua tiragem é de 4.000 exemplares.
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Blog do Banana é mais um dos veículos analisados pelo Observatório do Vale

Texto: Ana Karine, Danillo Souza
George Lôla, Laura Feitoza e
Mayzze Thaynne

Foto Divulgação
Ricardo de Assis Menezes é o responsável pelo Blog do Banana, apelido pelo qual é popularmente conhecido. Passou pela Embrapa na área de Comunicação Social, e hoje se dedica ao empresariado em eventos e ao seu blog pessoal noticioso.
A página é dedicada a veiculação de notícias de importância e interesse nacional, mas com bastante ênfase nas questões regionais, em especial nas do Vale do São Francisco. Assuntos abordados com frequência são voltados a eventos, vestibulares, oportunidades de emprego, política e casos que chamam a atenção da população pertencente das cidades de Juazeiro e Petrolina. O blog é atualizado diariamente, fornecendo, assim, as notícias mais relevantes àqueles que se interessam.
A equipe não conseguiu entrar em contato com Ricardo, embora muitas tenham sido as tentativas. Até o fechamento desta nota, ele não respondeu os recados enviados há 10 dias atrás.

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Blog do Geraldo José, uma ferramenta de comunicação a serviço do  Vale do São Francisco

Texto: Bruno Rosa, Gislane Oliveira,
Ilana Santos, Neucimeire Souza,
Patrícia Barbosa, Tarcilla Félix.
Foto: Bruno Rosa, Tarcilla Félix

Geraldo José, jornalista responsável pelo blog
   Credibilidade e imparcialidade. Esse é o lema do Blog do Geraldo José. Uma equipe de estudantes do curso de Jornalismo da UNEB irá acompanhar a cobertura durante dois meses e discutir a aplicação desse lema.
 Atuante há cinco anos, este veículo noticioso registra fatos de Juazeiro e região. Entretanto, seu raio de alcance chega a públicos de outras partes do país, como Brasília e Minas Gerais.  O número de acessos ao blog atinge uma média de 17 a 20 mil visualizações por dia, segundo dados do jornalista.
     O veículo surgiu a partir de um convite feito a Geraldo José, que na época já trabalhava como radialista em Juazeiro, de construir um veículo online que levasse o seu nome. O convite veio do diretor comercial da Nativa comunicação Wilson Duarte que, em meio à crescente abrangência da mídia digital no campo da informação na cidade idealizou a construção do blog.
Equipe do blog explica o funcionamento do veículo
Outra parceria importante para a elaboração do diário é a do Portal Zap, dirigido pelo publicitário Bruno Lopes. Outros profissionais envolvidos são Ítalo Duarte na parte de criação e desenvolvimento, Itamara Costa na redação, e Victor Fidel no design, além de Geraldo José, jornalista responsável.
O blog não segue uma linha editorial fixa, trata de assuntos variados. Segundo Geraldo, o perfil do veículo pode ser definido “como um espaço altamente democrático que tem uma abrangência em todos os segmentos, especificamente não está voltado para a política ou entretenimento, mas aborda todo e qualquer assunto que seja de interesse da sociedade”.
Tendo o povo como um participante ativo desse diário online, Geraldo José e sua equipe afirmam que o blog não estabelece pauta. Os leitores vão enviando demandas, estas são apuradas pelos repórteres e comportam a maior parte das publicações. Outras notícias são enviadas pelas assessorias de prefeituras e instituições, além das matérias montadas a partir da percepção da equipe. 
A ética
O blog estabelece regras de conduta apontadas em um espaço fixo da página virtual; estas dizem respeito aos comentários do leitor. É alertado que declarações racistas, ofensivas, que tenham cunho comercial ou qualquer postagem que configure crime perante a legislação brasileira não serão publicadas pela direção do blog.
Além disso, Geraldo ressalta outros princípios éticos adotados pela equipe. “A gente sempre busca ser o mais imparcial possível, oferecendo a oportunidade de ouvir os dois lados, o povo e as instituições, para que as pessoas tenham o poder de avaliar o que está certo e o que está errado”, afirma. 
Segundo a redação, o Blog do Geraldo José é apontado como o segundo blog mais visitado da Bahia. “Os dados são disponibilizados pela ferramenta de estatística que todos esses veículos têm e pelo site alexa.com, nós recolhemos esses números e fazemos o cálculo”, explicou Ítalo Duarte. 

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Blog de Carlos Britto será acompanhado pelo Observatório do Vale

Texto: Amanda Fernandes,
Leonardo Teixeira, Lucas Ferreira e
Luísa Matos
Foto: Leonardo Teixeira



Carlos Britto, 42, foi locutor e coordenador de emissoras de rádio AM e FM, correspondente do Jornal do Commercio, Jornal Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, Rede Católica de Rádios e Sistema Globo de Rádio. Trabalhou ainda como repórter de televisão e diretor de criação publicitária. Assinou colunas políticas como a da Folha de Pernambuco e foi Secretário de Imprensa da Prefeitura de Petrolina por seis anos.
O blog, que hoje conta com cerca de 28 mil acessos diários (números do Google Analítico), começou como um projeto noticioso. Britto diz que desde o início do site faz questão de ter pelo menos 70% de conteúdo local. “Odeio ctrl c + crl v, não gosto de fazer os mesmos textos. Quero fazer diferente, quero produzir conteúdo”. E foi assim que o blog ganhou credibilidade não só nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), como em todo o estado da Bahia.
Com o crescimento da visibilidade do site, hoje Carlos Britto conta com a ajuda de uma equipe de cinco profissionais para escrever as matérias e um profissional específico para a produção da arte do blog. Um deles é o Antônio Carlos, editor dos textos, mas que Britto faz questão de que não mexa nos artigos de opinião que produz. Ele afirma: “Eu faço todas as opiniões, todos os editoriais, todos os comentários mais ácidos da política”.
O blog recebe cerca de 700 e-mails diários, dos quais, segundo Britto, “200 são spams e 500 eu olho de um por um, porque são leitores, cidadãos que mandam assuntos”. Carlos Britto também utiliza outras ferramentas tecnológicas: “Eu criei o inferno da minha vida, que é o Whatsapp do blog (risos)”.
Segundo Britto o seu blog pauta a imprensa local. “Somos os maiores geradores de notícia para as outras mídias. A TV faz muita matéria depois que a gente faz. O blog hoje dita a linha editorial da cidade. Por exemplo, quando acontece briga política, câmara de vereadores... os caras (da TV) gravam, não publicam a matéria, ficam esperando pra ver o que a gente escreve para depois formar uma opinião”.
Muitos assuntos polêmicos, envolvendo política local, são rotina no blog. Como exemplo disso, Carlos Britto diz: “O prefeito (Júlio Lóssio) fica p... comigo. Quando (o assunto) é relevante eu publico, quando é irrelevante eu não publico. O caso de uma escola, por exemplo, que acabou de ser entregue  e estava escorada com pau porque com uma semana depois da inauguração, caiu o teto na cabeça de dez criancinhas. Escrevo a matéria e faço comentário meu. Irresponsabilidade, incompetência, a vida das pessoas... cadê um engenheiro de obras da prefeitura? Aí eu critico mesmo, aí é minha linha editorial”.
“Não fico calado. A propaganda do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está no meu blog, eles me pagam pelo espaço da publicidade, mas a crítica a eles está aqui. Faltou água, deu problema, vai sair a crítica. Eu tenho orgulho. Você está vendo um cara que não precisa de dinheiro de político para sobreviver, e faço questão que seja assim”.

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