terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Blog do Geraldo José: Mais uma vez o descaso com a pessoa humana

Texto: Bruno Rosa, Gislane Oliveira,
Ilana Santos, Neucimeire Souza,
Patrícia Barbosa, Tarcilla Félix.
  
Mais uma vez o Blog do Geraldo José expõe a imagem de outrem de forma indevida. A matéria intitulada “Homicídio no bairro Alto da Maravilha na manhã dessa terça-feira (18)”, publicada às 9 horas, vem ilustrada com uma foto, sem crédito, em que a vítima se encontra no chão, ensanguentada e com sua identidade revelada. Eles esconderam o ferimento, mas expuseram o rosto da vítima. Dessa forma, uma dúvida surge, se fosse uma pessoa oriunda dos extratos mais abastados da sociedade local ela teria esse mesmo tratamento?
De acordo com a Constituição Brasileira no artigo 5º inciso X - “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. E ainda, segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Art. 13, “o jornalista deve evitar a divulgação de fatos de caráter mórbido e contrários aos valores humanos”.
Entretanto, além da foto que expõe o sofrimento alheio, o texto que a precede (exposto abaixo) de apenas um parágrafo, é bastante questionável.
“Já repercute nas redes sociais em Juazeiro a informação do assassinato na manhã desta terça-feira (18) de um comerciante no bairro Alto da Maravilha. A vítima que é proprietária de uma loja de pintura na rua da Sote, no mesmo bairro, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo por dois elementos que estavam numa moto e acabou falecendo no local. A polícia ainda não tem informações sobre a identidade dos elementos ou identificação da moto”.
Diante dessas informações, a redação revela como fonte apenas a polícia. Seria interessante, como forma de complementar a notícia, ouvir um familiar, um vizinho ou alguém que tenha presenciado o crime, por exemplo. A consequência dessa falta de fonte é perceptível pelo fato de a vítima não possuir nome, é apenas “um comerciante no bairro Alto da Maravilha”. Sobre o tratamento das fontes o Código de ética dos Jornalistas Brasileiros prega sobre a conduta profissional dos jornalistas:

 Art. 7o - O compromisso fundamental do jornalista 
é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta 
pela precisa apuração dos acontecimentos e sua 
correta divulgação.

O texto ainda utiliza a palavra "elemento" para se referir aos supostos criminosos, um jargão policial bastante condenado pelos manuais de redação jornalísticos. Segundo o Manual de redação da Folha de São Paulo, não se deve utilizar essa palavra para designar uma pessoa, pois, entende-se por elemento uma substância química composta de átomos de um mesmo número atômico.

REFERÊNCIAS
BLOG GERALDO JOSÉ. Disponível em: http://www.geraldojose.com.br/index.php? sessao=noticia&cod_noticia=57321 .Acesso em: 23/11/14.
Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
MANUAL DE REDAÇÃO FOLHA DE SP. Disponível em: http://www.acmcomunicacao.com.br/wp-content/midias/Manual-de-Redacao-Folha-de-SP.pdf. Acesso: 02/12/2014




Nenhum comentário: